Notícias

Notícias

Encerramento para férias

  • jul 24, 2017

AVISO

Caro Associado.
Informamos V/ Exas., que os serviços administrativos estarão encerrados para férias no período de 31 de Julho a 18 de
Agosto.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão.
Nota: Qualquer assunto dirija-se por favor à nossa clinica, na rua de Camões, 568.
Muito obrigada

Continuar a Ler

Colóquio sobre os refugiados palestinianos

  • jun 30, 2017

No seguimento do Colóquio sobre os refugiados palestinianos que decorreu nas nossas instalações recebemos esta nota de agradecimento:
"Exmo. Presidente da CPP,
Caro Paulo Jorge,

Em nome da Associação dos Amigos do Teatro da Liberdade agradeço toda a colaboração prestada no Colóquio sobre os refugiados palestinianos que ontem teve lugar nas vossas instalações. Muito obrigado!

Nas instalações da Cooperativa do Povo Portuense pudemos assistir a uma excelente análise sobre a evolução da ocupação do território palestiniano ao longo dos tempos pela arquiteta e professora universitária Zahraa Zawawi, Palestiniana.

Também o Presidente do Conselho de Administração do The Freedom Theatre falou sobre a atividade do Teatro no Campos de refugiados de Jenin, a que se seguiu um diálogo bastante interessante com um público atento e conhecedor.

Com um abraço,

PV

-- 
Paulo Vasconcelos"

Continuar a Ler

Curso de Formação: Hortas-jardins urbanos de Transição

  • jun 30, 2017

Curso de Formação:
Hortas-jardins urbanos de Transição
O termo agricultura de transição resulta da observação estudo de várias vertentes da agricultura que a nossa sociedade foi construindo para fazer face às suas necessidades. A consciência de que somos mais um ser neste grande ecossistema, que é a Terra, faz-nos querer cuidar dela e usufruir dos seus recursos. Por um lado, pretendemos uma agricultura menos impactante no meio ambiente e, por outro lado, uma ferramenta que nos permita obter alimentos com mais qualidade. Existem vários meios e métodos agrícolas para alcançarmos estes objectivos.
O que este curso propõem é a passagem desses conhecimentos teórico-práticos, de forma a construir uma visão mais holística sobre o mundo natural e as nossas necessidades alimentares.
Manutenção
Principais pragas e doenças
Colheita e Armazenamento

Continuar a Ler

Conferência Internacional José Capela e a história de Moçambique – 45 anos depois de O vinho para o preto

  • mai 22, 2017

O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e a Cooperativa PovoPortuense , com o apoio do Centro de História da Universidade de Lisboa organizam, em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, a Conferência Internacional José Capela e a história de Moçambique – 45 anos depois de O vinho para o preto, evento de evocação e homenagem a José Soares Martins.



29 e 30 de maio de 2017 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto — em Cooperativa do Povo Portuense, CRL.

Continuar a Ler

Congresso Nacional de Economia Social

  • abr 18, 2017

Hoje estamos nas instalações da Agros na Povoa do Varzim, onde decorre a segunda sessão temática do Congresso Nacional de Economia Social participada por cerca de 300 pessoas.
Ao longo desta manhã ouvimos o Senhor Ministro, José António Vieira da Silva salientar a importância da economia social para a economia nacional, afirmando o forte contributo deste Congresso para o reconhecimento e afirmação do sector.
No período da manhã assistimos ainda à apresentação do livro "conta Satélite da Economia Social" e à conferência proferida pelo Presidente do CES, Dr. António Correia de Campos.

Continuar a Ler

O Futuro é Cooperativo

  • abr 18, 2017

Informamos que a marca "O FUTURO É COOPERATIVO" é uma marca registada detida pela CPP, com despacho do INPI em anexo consultável na NET no site do INPI.

Continuar a Ler

Abertura de Gabinete Uni Norte no Porto Centro Histórico

  • abr 6, 2017

 
Na próxima 3° feira dia 11 de abril, pelas 14h30, a Uni Norte e a Cooperativa do Povo Portuense, CRL ira proceder à abertura do Gabinete Uni Norte - Porto Centro Histórico.
 
Este Gabinete irá funcionar nas instalações da Cooperativa do Povo Portuense - Rua do Paraíso 217, 4000 Porto, com atendimento por agendamento prévio, todas as terças-feiras das 14h30 as 17h30.
 
É objetivo do Gabinete da UniNorte dar apoio informativo e técnico a criação de novos negócios com particular destaque para as situações de auto-emprego e pequenos negócios e na área de serviços. É também função deste Gabinete dar apoio informativo aos Programas
SOU MAIS - IEFP/CASES e Coopjovem - CASES.

Continuar a Ler

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Porto

  • mar 22, 2017

Inscrições abertas para acção a iniciar no Porto a 8 de Abril de 2017

As sessões serão aos sábados durante todo o dia - manhã e tarde e decorrerão de 15 em 15 dias .

Esta iniciativa conta com o apoio da Cooperativa do Povo Portuense.

Para mais informações contacte: 
222083409 ou atlascoop.apoioaformacao@gmail.com

Continuar a Ler

Convocatória Assembleia Geral Ordinária

  • mar 17, 2017

 

ASSEMBLEIA GERAL

CONVOCATÓRIA

 

Com o objectivo de dar cumprimento ao estipulado nos Estatutos e no Código Cooperativo, convoco todos os cooperadores em pleno gozo dos seus direitos a reunir em Assembleia Geral Ordinária no dia 04 de Abril 2017, pelas 20:00 horas, na sede social da Cooperativa – Rua do Paraíso, 217, 4000-377 – Porto, com a seguinte de Ordem de Trabalhos: 

Apreciar, discutir e votar o Balanço, Relatório e Contas da Cooperativa respeitante ao exercício do ano de 2016, e apreciar o respectivo Parecer do Conselho Fiscal;

Outros assuntos de interesse para a Cooperativa.

Segunda Convocatória: Caso se justifique a Assembleia Geral reúne em 2ª Convocatória, pelas 21:00 horas no mesmo local, dia e com a mesma O.T.

Porto, 16 de Março de 2017

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Manuel Alexandre Solla

 

OBS: As contas e os respectivos documentos estão patentes para consulta dos Cooperadores, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Cooperativa das 15 às 17 horas, a partir de 27 de Março em diante, com prévia marcação.

Continuar a Ler

Resultados da Assembleia Geral Extraordinária

  • mar 16, 2017

Os cooperadores da Povo Portuense reuniram a 13 de março em assembleia geral extraordinária na qual foram apresentadas diversas alterações aos Estatutos e ao Regulamentos Interno. Paralelamente, foi ratificado o Regulamento dos Cooperadores, agora formalizado. Os três documentos foram aprovados pela unanimidade das dezenas de presentes.

No segundo ponto, foram apresentados e votados diversos membros suplentes para os corpos gerentes do mandato 2017/2020, em caso de vacatura. Também neste capítulo, a eleição dos quatro elementos a figurar como suplentes contou com a unanimidade dos votos.

Esta assembleia geral foi mais uma prova do reforçado vigor da Povo Portuense. Os órgãos sociais compareceram em peso e há cada vez mais cooperadores interessados no destino da instituição, o que muito nos orgulha, além de validar o trabalho que tem sido realizado”, congratulou-se o presidente da Povo Portuense, Paulo Jorge Teixeira.

Continuar a Ler

Missa

  • mar 8, 2017

Irá ser realizada uma Missa em memória dos Cooperantes e sócios falecidos da nossa Cooperativa.  Terá lugar na Igreja da Lapa, pelas 11 horas do próximo dia 18 de Março.

 

Continuar a Ler

Convocatória - Assembelia Geral Extraordinária

  • mar 2, 2017

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


CONVOCATÓRIA

Conforme o Estauto e normas regulamentares em vigor, convoco os Senhores Cooperadores a reunirem-se em Assembleia Geral Extraordinária na Sede da Cooperativa, à Rua do Paraíso 217 no Porto, às 20 horas do próximo dia 13 de março de 2017, com a seguinte proposta de Ordem de Trabalhos:
1- Proposta de alteração aos Estautos, regulamento Interno e ratificação do Regulamento dos Cooperadores: Estatutos (Artº. 3º; 4º; 5º; 22º; 23º 31º; 38º; 41º) Regulamento Interno (Artº. 1º; 2º; 3º; 4º; 5º; 9º).
2- Ato Eleitoral: Eleição dos membros suplentes para os corpos gerentes do mandato 2017/2020 por vacatura;


Segunda Convocatória: caso se justifique, a Assembleia Geral reúne em 2ª Convocatória, pelas 21 horas, no mesmo dia, e com a mesma OT.

O Presidente da Mesa da Assembleia
Manuel Alexandre Solla

JN-24-02-2017-nº 268

Continuar a Ler

A Conta Satélite da Economia Social - 2013

  • fev 14, 2017

Na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro, a Cooperativa do Povo Portuense vai ser voz ativa e interveniente num dos mais importantes momentos da atualidade da Economia Social.

A sessão temática “A Caracterização da Economia Social em Portugal: A Conta Satélite da Economia Social de 2013" é a segunda reflexão e análise profundas ao estado do setor.

A Povo Portuense é, cada vez mais, uma referência na cidade do Porto e um parceiro ativo em termos de políticas nacionais quanto à Economia Social. Esta área é a nossa primeira motivação e preocupação, pelo que estamos empenhados em traduzir em atos os princípios humanistas e de justiça social pelos quais nos regemos”, justifica o presidente Paulo Jorge Teixeira.

Será na sede do Instituto Nacional de Estatística (INE) que a partir das 09:30 que a Povo portuense integrará um grupo de trabalho e reflexão, a convite do presidente da CASES, Eduardo Graça, e do presidente da Animar, Marco Domingues. “A presença no encontro do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, traduzem a importância do momento da história da Economia Social em Portugal”, acrescenta Paulo Jorge Teixeira.

O encontro será encerrado por Francisco Silva, presidente do Grupo de Trabalho para o “Congresso Nacional da Economia Social”.

Continuar a Ler

PORTUENSE NA ONU GLOBAL COMPACT

  • fev 7, 2017

A Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, é a partir de hoje uma das entidades em Portugal que pertence ao UN Global Compact (Pacto Global da ONU).

Mais de 12.000 empresas, e entidades não lucrativas de 140 países, formam esta rede mundial.

"Na UN Global Compact acreditamos que é possível criar uma economia global sustentável e inclusiva, que proporciona benefícios duradouros para as pessoas, as comunidades e mercados. Para que isso aconteça, o Pacto Global da ONU apoia as empresas a:
- Fazer negócios de forma responsável, alinhando suas estratégias e operações com dez princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção; e
- Tomar ações estratégicas para avançar objetivos sociais mais amplos, tais como as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com ênfase na colaboração e inovação."

OS DEZ PRINCIPIOS UN Global Compact:

Direitos humanos
Princípio 1 : As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
Princípio 2 : certificar-se de que eles não são cúmplices de abusos dos direitos humanos.
Trabalho
Princípio 3 : As empresas devem apoiar a liberdade de associação eo reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
Princípio 4 : a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
Princípio 5 : a abolição efetiva do trabalho infantil; e
Princípio 6 : a eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação.
Meio Ambiente
Princípio 7 : As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
Princípio 8 : desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
Princípio 9 : incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anti-Corrupção
Princípio 10 : As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e o suborno.

Continuar a Ler

Autarca visita Povo Portuense

  • jan 31, 2017

Autarca visita Povo Portuense

O vereador dos pelouros do Ambiente e Inovação da Câmara Municipal do Porto, Eng. Filipe Araújo, visitou a 25 de janeiro a Cooperativa do Povo Portuense.

A visita de trabalho visou mostrar ao edil o trabalho desta instituição centenária da cidade e partilhar um conjunto de ideias e projetos, para os quais a Povo Portuense entende ser importante a participação da autarquia, que defende os interesses e a valorização dos seus munícipes e instituições.

O Eng. Filipe Araújo manifestou-se surpreso com a “vitalidade” da Cooperativa do Povo Portuense e revelou “disponibilidade” para ajudar num conjunto de áreas, num comprometimento mútuo de “responsabilidade social”.

“Os nossos esforços conjugam na associação de uma vontade coletiva e trabalhada em rede de modo a potenciar recursos escassos para concretizar a ambição que o Porto merece. Sendo o mais antigo centro incubador do Porto (atuamos desde 1915 nesta área), acolhemos inúmeros projetos e a grande maioria das Instituições de referência da cidade nasceram e incubaram aqui”, refere Paulo Jorge Teixeira.

O presidente da Povo Portuense situou o trabalho da cooperativa na área: “Também nas áreas do ambiente e da problemática da ruralidade nos centros urbanos temos trabalho feito. Somos membros ativos da Rede Rural Nacional, acolhemos na nossa sede o único centro do PROVE de cariz biológico de todo o Norte. E temos o orgulho de um processo de intercooperação com a Cooperativa Fruta Feia e de termos conseguido, em menos de seis meses, atingir a capacidade máxima deste espaço, 300 pessoas todas as semanas”.

Em breve outros dois vereadores visitarão a Povo Portuense.

Continuar a Ler

Povo Portuense na audição pública sobre as Alterações ao Código Cooperativo

  • jan 31, 2017

 A casa Amarela da Assembleia da Republica foi palco de uma audição pública promovida pelo partido Bloco de Esquerda subordinada ao título “As alterações necessárias ao Código Cooperativo de 2016”.

Esta é uma velha luta da Povo Portuense, que no passado foi determinante para que o nosso setor ficasse de fora das alterações, claramente prejudiciais. Ainda assim, e como cooperativistas e solidários, continuamos a pugnar para que a reversão seja feita e assumida por todas as bancadas, pelo que fizemos questão de estar presentes.

O encontro contou com a presença do Professor Rui Namorado, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, bem como de elementos da ConfeCoop, TrabalhoCoop, Ciriec e da ANIMAR, representada pelo nosso presidente, Paulo Jorge Teixeira.

“Demos por muito bem empregue o tempo investido nesta ida à Assembleia da República. Neste encontro, demos a notícia de que o sector está em vias de propor uma solução global a apresentar em breve aos deputados”, diz o presidente da Povo Portuense.

Também importante foi o lançamento pela TrabalhoCoop da ideia de se criar um grupo interparlamentar dedicado às questões do cooperativismo. A ideia foi bem acolhida pelos deputados e, avançando, certamente será um forte contributo para a dinamização e solidificação do setor.

Continuar a Ler

Povo Portuense: órgãos sociais reúnem em jornada de reflexão e formação cooperativa

  • jan 31, 2017

Dirigir uma instituição centenária com cerca de 18.000 sócios é uma enorme responsabilidade.

Os desafios são imensos e, para que possam ser vencidos, há que dotar todos os membros dos órgãos sociais das melhores ferramentas e informação para que possam cumprir a sua missão da forma mais competente e eficaz.

Foi assim que a direção promoveu uma reunião alargada aos vários órgãos sociais da Cooperativa para o quadriénio 2017-2020, que decorreu a 21 de janeiro na Cooperativa dos Pedreiros, instituição também centenária e cada vez mais próxima.

Nesta reunião foi dada a informação mais completa possível sobre o atual estado da Povo Portuense, sendo analisados os constrangimentos, os pontos fortes e as múltiplas oportunidades futuras. Os presentes tomaram a decisão de rever os estatutos, adequando-os às necessidades e desafios, e atualizar os diversos regulamentos, tornando-os mais ágeis e funcionais: ambos serão apresentados futuramente à Assembleia Geral da Povo Portuense.

No encontro de trabalho, que durou todo o dia, foram apresentadas novas ideias e projetos para serem implementados neste mandato, com o especial cuidado de procurar aproximar ainda mais a Povo Portuense dos associados e potenciais membros.

Na reunião foram também analisados os relatórios de tomada de posse. A jornada terminou com sessão de formação cooperativa a cargo do presidente da UNInorte, Dr.º Fernando Martinho, e versou sobre as especificidades do sector.

Continuar a Ler

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO EM IGUALDADE DE GÉNERO

  • jan 23, 2017

Ação de Capacitação em Igualdade de Género
 
De 13 a 16 de janeiro decorreu na Cooperativa do Povo Portuense uma ação subordinada ao tema “Igualdade de Género”, no âmbito do projeto Capacitarte – Umar.
Ao todo foram 12 horas de formação dinamizada por Manuela Tavares, cofundadora e membro da Direção da UMAR, Doutorada em Estudos sobre as Mulheres pela Universidade Aberta.
A ação foi organizada pelo projeto Capacitarte, coordenado pela psicóloga Patrícia Mendonça Ribeiro, técnica do mesmo e também membro da direção da Cooperativa do Povo Portuense.
Conhecer o conceito de Igualdade de Género, Distinguir e compreender a evolução dos conceitos de “sexo” e “género”, Analisar as diferenças entre “Igualdade de Género” e “Feminismos” e Identificar e desconstruir estereótipos de género foram alguns dos temas abordados na iniciativa na qual também se analisou a evolução da Igualdade de Género nos últimos 40 anos em Portugal.
Nas instalações da Povo Portuense mais de duas dezenas de participantes refletiram ainda sobre as desigualdades de género e as discriminações ainda existentes em Portugal. Analisaram-se igualmente as principais medidas do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação (2014-2017).
Finalmente, conhecer o que se entende por transversalidade e a territorialização da Igualdade de Género e a divulgação de outros instrumentos legais nacionais e internacionais foram outros temas também em foco.
Manuela Tavares é ainda investigadora no CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais no Grupo de Estudos sobre as Mulheres, Género, Sociedade e Cultura).

Se pretenderem saber mais sobre o Projeto Capacitarte da UMAR e estar a par de outros eventos dinamizados pelo mesmo, podem consultar:
https://www.facebook.com/capacitarteumar/

Continuar a Ler

TOMADA DE POSSE DA NOVA DIRECÇÃO DA CSSPP

  • jan 4, 2017

Decorreu ontem, dia 3 de Janeiro de 2017, ao final da tarde, a cerimónia da Tomada de Posse dos membros eleitos para os Órgãos da CSSPP, para o quadriénio 2017/2020. A composição é a seguinte:

 

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Manuel Alexandre Solla

Vice-Presidente: Rui Varziela Roque

Secretário: José Serra Peres

Secretário: António Joaquim de Almeida

 

DIRECÇÃO

Presidente: Paulo Jorge Teixeira

Vice-Presidente: Rui Manuel Barbosa Batista

Tesoureiro: Jorge Lira

1º Secretário: José Alcides Cacheira

2º Secretário: Sandra Lobão

Vogal: Eduardo Nuno Veiga C. Coelho

Vogal: Sandra Carla Pereira Melo

Vogal: Raul Melo Chão Ralha

Vogal: Patrícia Maria Mendonça Ribeiro

Suplente: Ana Cláudia Rodrigues

 

CONSELHO FISCAL

Presidente: Arnaldo António Almeida Alves

Relator: Marisa Daniela Moura Pereira

Secretário: Irene Laura Silva Nogueira

 

A todos desejamos o maior sucesso neste novo ciclo das suas vidas e da nossa centenária Cooperativa.

Que o Futuro seja Cooperativo!

Continuar a Ler

AULAS DE PINTURA, DESENHO ARTÍSITICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA PORTUENSE

  • jan 4, 2017

AULAS DE:

Pintura, Desenho Artístico, Expressão Plástica

Por ALINA PALAMARCIUC

 

Pintura

·         Introdução à pintura, gama de cores, tratamento de luz e cor, etc.

·         Técnicas de pintura com aguarelas, óleo, acrílico, guache, etc.

·         Princípios e conceitos, estruturas e texturas, módulos e padrões, etc.

·         Natureza-Morta, Figura Humana, Retrato, Paisagem, Abstractos, etc.

 Desenho Artístico

·         Introdução ao desenho, forma gráfica, luz, sombra, linha, forma, etc.

·         Técnicas de desenho com lápis de grafite, lápis de cera, carvão, etc.

·         Princípios e conceitos, estruturas e texturas, forma, escuro-claro, etc.

·         Natureza-Morta, Figura Humana, Retrato, etc.      

 Expressão Artística

·         Expressão artística, conceitos, símbolos,  forma, métodos, etc.

·         Base da composição, técnicas mistas, circulo cromático, etc.

·         Princípios, estruturas, texturas, ritmos, padrões, simetrias, etc.

·         Composição Artística, Figurativa, Abstracta e Performativa.

 

Inscrições abertas para as seguintes Modalidades:

Cursos Completos de Formação Artística

Aulas Individuais ou em Grupo

Actividades Modulares Profissionais

Workshops, Oficinas, Atelier Artes.

 

Público-alvo Crianças, Jovens, Adultos

Duração Em função do Curso e do Nível (a definir individualmente)

Horário  2ª-6ª, manhã 10h00 às 13h00, tarde 15h00 às 18h00   

        

Preços variáveis em função dos horários e idade.

2 vezes/semana, secções de 3h (24h/mês), 40€ crianças e jovens, 45€ adultos

2 vezes/semana, secções de 2h (16h/mês) 35€ crianças e jovens, 40€ adultos

1 vez/semana, secções de 3h, 30€/35€

Taxa inscrição: 18€ - Sócios CSSPP; 35€ - Não Sócios CSSPP (paga de uma só vez - inscrição como associado da Cooperativa do Povo Portuense + 6 meses de quotas + custos administrativos)

Continuar a Ler

WORKSHOPS DE FOTOGRAFIA NA PORTUENSE

  • jan 4, 2017

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

Por PAULO MOREIRA

 

Nível:  I Iniciação (para pessoas sem conhecimentos de fotografia)

Duração: 15 horas

Distribuição das horas de formação: Todos os sábados das 14:30 às 18:00 durante 4 semanas.

Número máximo de participantes: 10

Valor inscrição: 45 euros (sócios da CSSPP) ou 62 euros (não sócios CSSPP)

 

Este workshop é o primeiro passo para se entrar no mundo mágico da fotografia. O tema principal será a máquina fotográfica e o seu uso. Sem distinção entre sistemas, este workshop abordará a fotografia e a máquina fotográfica na sua vertente digital e analógica. O objectivo do workshop é o controlo da máquina fotográfica enquanto instrumento, abrindo caminho para um uso assertivo e criativo da máquina fotográfica de cada um.

 

O workshop será composto por teoria e prática com projectos a serem realizados durante a duração da formação.

 

Conteúdo:

- Evolução da fotografia

- Princípio de funcionamento da fotografia

- A máquina fotográfica

- Tipos de máquinas fotográficas

- Conhecer a sua máquina fotográfica

- Os formatos (digitais e analógicos)

- Objectivas (distâncias focais, Macro, objectivas fixas, zooms)

- Focagem manual e focagem automática (ponto de focagem, tipos de focagem)

- Exposição manual (ISO, velocidades de obturação, aberturas e fotómetro)

- Exposição automática/semi-automática  (P, A, S)

- Modos de medição (Matrix, prioridade ao centro, spot)

- Profundidade de campo (conceito, a distância hiperfocal)

- O movimento (paragem, varrimento, “panning”)

Continuar a Ler

UM EXCELENTE ANO NOVO!!!

  • dez 29, 2016

A Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, deseja a todos os seus membros e associados, utentes, fornecedores e colaboradores, um EXCELENTE ANO NOVO!


Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

BOAS FESTAS!!!

  • dez 23, 2016

A Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, deseja a todos os seus membros e associados, utentes, fornecedores e colaboradores, umas BOAS FESTAS!


Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

PROPOSTAS DE MUDANÇAS AO NOVO CÓDIGO COOPERATIVO VÃO HOJE A PLENÁRIO DA ASSEMBLEIA DA REPúBLICA

  • dez 15, 2016

Vão hoje a plenário da Assembleia da República, pelas 15.00H, várias propostas de alteração ao Novo Código Cooperativo. A saber:

Proposta de Lei n.º 44/XIII/2.ª (GOV)
Altera o Código Cooperativo

Projeto de Lei n.º 75/XIII/1.ª (BE)
Exclui a existência de membros investidores e assegurando a democraticidade do funcionamento das cooperativas procedendo à primeira alteração do Código Cooperativo, aprovado pela Lei n.º 119/2015, de 31 de agosto, assegurando o cumprimento do artigo 82.º, n.º 4, alínea a) da Constituição da República Portuguesa.

Projeto de Lei n.º 356/XIII/2.ª (PCP)
Procede à primeira alteração ao Código Cooperativo assegurando o efetivo respeito pelos princípios cooperativos da Aliança Cooperativa Internacional.

A TrabalhoCoop – Confederação de Cooperativas de Trabalho Intracooperativo de Portugal, CCRL, envia uma delegação, onde se integra a nossa Cooperativa, que estará hoje presente em defesa destas alterações, nomeadamente na reposição da constitucionalidade em alguns dos artigos deste Novo Código.

Continuar a Ler

ASSEMBLEIA GERAL CONVOCATÓRIA

  • dez 13, 2016

Com o objectivo de dar cumprimento ao estipulado nos Estatutos e no Código Cooperativo, convoco todos os cooperadores em pleno gozo dos seus direitos a reunirem-se em Assembleia Geral, no dia 29 de Dezembro, pelas 20,30 horas, na sede social da Cooperativa - Rua do Paraíso 217, 400-377 Porto, para, de acordo com as competências inscritas no artigo 38º - alínea d) do Código Cooperativo, reunirem de acordo com a seguinte proposta de Ordem de Trabalhos:
1- Apreciar e votar a Proposta de Plano de Actividades para 2017.
2- Apreciar e votar a Proposta de Orçamento para 2017.
Segunda Convocatória: caso se justifique a Assembleia Geral reúne em 2ª Convocatória, pelas 21,30, no mesmo local, dia, e com a mesma OT.

O Presidente da Mesa da Assembleia
Manuel Alexandre Solla

JN-13-12-2016-nº195

Continuar a Ler

INAUGURADA NOVA CADEIRA DE DENTÁRIA DA NOSSA CLÍNICA MÉDICA

  • dez 9, 2016

Foi inaugurada no mês de Novembro na nossa CLÍNICA MÉDICA, a nova cadeira de dentária.

Um forte investimento da nossa Cooperativa na melhoria das condições da prestação de serviços de medicina dentária, que prestamos desde a fundação da nossa clínica médica.

Toda a nossa equipa espera por si e quer vê-lo/a a sorrir também. Somos a SUA Cooperativa! Obrigado por ser nosso membro.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

CONCERTO DE NATAL PORTUENSE

  • dez 9, 2016

A Fundação S. João de Deus e a Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense gostavam de poder contar com a sua presença no CONCERTO DE NATAL que se irá realizar no próximo DIA 20 DE DEZEMBRO, PELAS 15H. no Salão da União de Freguesias de Cedofeita, Stº Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, sito na Rua de Gonçalo Cristovão 187, 2º andar, Porto.

Este evento irá contar com a actuação do Coro da União de Freguesias de Cedofeita, Sto Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, do Coro da Universidade Sénior Contemporânea, e de Jorge Lira - Gaitas-de-Foles.

Convites aos balcões da nossa Cooperativa, na secretaria (Rua do Paraíso 217, 1.) ou na nossa Clínica Médica (Rua de Camões 566-568)

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

PORTUENSE ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS

  • dez 5, 2016

Foi hoje assinado um protocolo de cooperação entre a Fundação S. João de Deus (FSJD) e a nossa Cooperativa. Rui Ferreira Amaral, presidente da FSJD e Paulo Jorge Teixeira, presidente da CSSPP, referiram no acto da assinatura deste protocolo, como é este o futuro que todos queremos, o da partilha e intercooperação entre instituições centenárias, permitindo o renovar e o aprofundar das relações entre estas e entre o meio onde actuam.

Iremos trabalhar em conjunto nalguns projectos sociais, o primeiro dos quais será o projecto ESCUTATÓRIO, um projecto da FSJD que "procura acompanhar de forma estruturada, pessoas com doença mental, com vista à concretização com sucesso das acções propostas, preferencialmente pelos técnicos de referência, recorrendo a metodologias de motivação e de foco em objectivos estabelecidos".

"Com cinco séculos de história, a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus está, actualmente, presente em 52 países, dinamizando mais de 300 equipamentos, entre hospitais e obras missionárias. Em 2006, do seio da estrutura da Província Portuguesa dos Irmãos de S. João de Deus (que inclui ainda Brasil, Timor e Moçambique), surgiu a Fundação como elemento de maior proximidade com os benfeitores."

Continuar a Ler

INTERCOOPERAÇÃO INTERNACIONAL PASSA POR PORTUGAL

  • nov 29, 2016

A Cooperativa do Povo Portuense está já a trabalhar de perto com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) numa estratégia de intercooperação que permita que, em Portugal, o Futuro seja Cooperativo.

Paulo Jorge Teixeira, presidente da nossa Cooperativa, encontrou-se em Outubro passado com Monique Leroux, presidente da ACI, durante a Cimeira Mundial das Cooperativas, que decorreu no Québec.

Nessa importante reunião, ficou estabelecido que os laços internacionais da intercooperação do movimento cooperativo passarão também por Portugal, estando a ser preparada para 2017 uma Coop Summit Portugal.

A seu tempo será anunciada a data e modelo do evento.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

COOP JOVEM É APRESENTADO NO PORTO

  • nov 18, 2016

A apresentação pública do programa COOPJOVEM, irá realizar -se no próximo dia 22 de Novembro, no Porto, pelas 14.30H, na Casa do Infante. A nossa cooperativa é uma das entidades promotoras deste importante programa de empreendedorismo cooperativo. Para mais informações: comunicacao@povoportuense.pt

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL - CONVOCATÓRIA

  • nov 10, 2016

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL
CONVOCATÓRIA

De conformidade com o disposto no nº 2 do artigo 11º, nº3 do artigo 14º, e alínea a) do 15º dos Estatutos e normas regulamentares em vigor, convoco os senhores Cooperadores a reunirem em Assembleia Geral Eleitoral, na sede da Cooperativa, à Rua do Paraíso 217, no Porto, das 17.00H às 22.00H do próximo dia 19 de Dezembro de 2016, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

PONTO ÚNICO: Eleição dos Orgãos Sociais para o Quadriénio 2017/2020.

Porto, 08 de Novembro de 2016

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Manuel Alexandre Solla

Continuar a Ler

NOVO HORÁRIO DA SECRETARIA DA POVO PORTUENSE

  • nov 4, 2016

Entrou já em vigor, no início deste mês de Novembro, o horário de Inverno da secretaria da nossa Cooperativa, sita na Rua do Paraíso 217, 1º andar, Porto.
De segunda a sexta, está aberta entre as 9.00H-12.30H e das 14.00H-17.30H. Qualquer assunto deverá ser tratado dentro deste horário de funcionamento. Podem, no entanto, contactar a nossa secretaria também pelo telefone 222057082 (durante o horário de funcionamento) ou pelo email: secretaria@povoportuense.pt.
Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

POVO PORTUENSE EM DESTAQUE NA CIMEIRA MUNDIAL DE COOPERATIVAS

  • out 19, 2016

A nossa Cooperativa esteve em grande destaque nesta Cimeira Mundial das Cooperativas. Para além do nosso presidente, foi na delegação que enviamos ao Québec, a nossa Young Leader (Jovem Líder), Liliana Lemos da Silva, responsável pela nossa Clínica Médica. A Liliana foi convidada a ser a apresentadora dos resultados dos trabalhos do grupo Young Leaders, jovens líderes de cooperativas mundiais. Esteve no palco da Summit, juntamente com o presidente do Movimento Desjardins, o maior banco cooperativo do Canadá, entidade organizadora deste importante evento, e apresentou as conclusões em directo, sendo as mesmas difundidas pelo canal televisivo e pelas redes sociais e media mundiais presentes.

Foi mais um momento inesquecível para Portugal, para o cooperativismo português e, sobretudo, para a nossa Cooperativa, que honrou o compromisso de representar o sector cooperativo português ao mais alto nível.

Orgulho Portuense!

Continuar a Ler

PRESIDENTE DA PORTUENSE NA CIMEIRA MUNDIAL DE COOPERATIVAS

  • out 19, 2016

O presidente da Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense (CSSPP), Paulo Jorge Teixeira, propôs durante a Cimeira Mundial das Cooperativas, a criação de um programa de intercâmbio internacional semelhante ao Erasmus, mas para pessoas ligadas ao setor cooperativo. A proposta foi feita no Quebeque, no Canadá, durante a Conferência Cooperativa Mundial, que reúne cerca de três milhares de dirigentes de cooperativas de 116 países.

Durante a palestre onde foi convidado a ser orador, ao lado dos presidentes das maiores cooperativas da Austrália, Canadá, França e Reino Unido, o nosso presidente foi atentamente escutado pelos presentes, nesta que é a maior Cimeira Mundial do sector cooperativo. Houve inclusive espaço para perguntas e respostas dos presentes e palestrantes, sendo notória a curiosidade geral sobre o estado do sector cooperativo em Portugal e, nomeadamente, sobre o funcionamento das nossas cooperativas centenárias, como é o caso da Povo Portuense.

Esta passagem pela Summit de 2016, foi um importante momento para a nossa cooperativa, que assim passou a ser reconhecida internacionalmente, pelos mais importantes líderes de cooperativas mundiais.

Nós somos cooperativas!

Continuar a Ler

ELEITO NOVO CONSELHO FISCAL

  • out 19, 2016

Foram eleitos os sócios Cooperadores que compõem o novo CONSELHO FISCAL. Ficaram assim como Presidente o sócio cooperador Jorge Lira, como Relator, o sócio cooperador Arnaldo Alves, e como Secretário, a sócia cooperadora Sandra Melo.

Este mandato terminará no dia 31/12/2016.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL

  • set 26, 2016

No próximo dia 5 de Outubro, entre as 19h e as 22h, irá decorrer uma Assembleia Geral Eleitoral, na nossa sede na Rua do Paraíso, Porto.

Todos os sócios cooperadores, no pleno gozo dos seus direitos, são convocados a participar na mesma.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

CURSOS LIVRES DE GEOGRAFIA DO PORTO EM NOVEMBRO NA PORTUENSE

  • set 26, 2016

Na nossa Cooperativa, em parceria com a Associação Portuguesa de Geógrafos (APG), vão decorrer as sessões dos Cursos Livres de Geografia do Porto. Em Novembro, de 2 a 26.

Esta primeira iniciativa das Oficinas de Geografia da APG, será uma perspectiva histórica urbana e de valorização da relação entre geografia urbana e urbanismo e destina-se não só a professores ou estudiosos, mas também a profissionais de turismo e a todos os portuenses e portugueses com interesse em consolidar /ampliar/questionar o seu conhecimento sobre o Porto.

Saiba mais sobre como inscrever-se, e condições de frequência, ao balcão da secretaria da nossa Cooperativa, na Rua do Paraíso 217, 1º, Porto. Ou pelo telefone: 222057082. Ou ainda pelo email: secretaria@povoportuense.pt.
Aos nossos sócios, com quotas em dia, será concedido um desconto ao valor da inscrição.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

PORTUENSE É GESTOR LOCAL SMARTFARMER

  • set 26, 2016

Um dos novos projectos em que estamos envolvidos é o SmartFarmer da OIKOS.

A Oikos, organização não-governamental ligada a projectos de desenvolvimento rural, e a Fundação Vodafone, aliaram-se para o lançamento da SmartFarmer, uma plataforma digital que integra mercados electrónicos de proximidade. Decorreu, no passado dia 22 de Setembro, uma acção de formação para gestores Smartfarmer locais, em que estivemos presentes, e que contou com a participação de representantes de diversas entidades, associações e cooperativas, parceiras regionais do projecto. Esta acção decorreu em Lisboa, na sede da Vodafone em Portugal, durante todo o dia.

Em breve, esta plataforma digital, estará online e será um importante instrumento que procurará potenciar o desenvolvimento rural, os circuitos agro-alimentares e mercados de proximidade, tanto de produtos fruto-hortícolas, como de diversos serviços ligados à actividade agrícola, incluindo pacotes turísticos e de saudade.

No Porto, a entidade local responsável pela gestão da plataforma será a Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, CRL, onde já são distribuídos semanalmente, cabazes de outros conceitos agrícolas de proximidade como o PROVE (biológico) e a Cooperativa da FRUTA FEIA.

Recordo que também temos uma parceria com a AGROBIO e estamos integrados na REDE RURAL NACIONAL.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

  • set 16, 2016

Vai realizar-se dia 16 de Setembro, pelas 20.00h, uma ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, na nossa sede, na Rua do Paraíso 217, Porto.

Todos os sócios cooperantes, com as quotas em dia, devem participar nas Assembleias Gerais.

Saudações cooperativistas

Continuar a Ler

PORTUENSE REPRESENTA PORTUGAL NA INTERNATIONAL SUMMIT OF COOPERATIVES

  • set 14, 2016

De 11 a 13 de Outubro decorre no Québec, Canada, a International Summit of Cooperatives, evento mundial bienal que reune cerca de 3500 delegados e os dirigentes das maiores cooperativas mundiais.

A nossa cooperativa foi convidada a estar presente nesta Summit e, logo no dia 9, numa reunião pré-Summit, o nosso presidente, Paulo Jorge Teixeira, estará no painel de líderes cooperativos que discutirá o estado actual do movimento cooperativo internacional, pontos fortes, pontos fracos, soluções e perspectivas de crescimento futuro, em parceria e em rede.

No mesmo painel de Portugal, estarão os maiores líderes de cooperativas de países como a Australia, o Canada, a França, o Reino Unido. A encabeçar este primeiro grupo de estudo e discussão estará a nova presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Monique F. Leroux.

Estamos com orgulho de vermos o nosso trabalho no Porto ser reconhecido pelos melhores do mundo. A responsabilidade da nossa participação neste evento mundial é agora ainda maior.


Saudações Cooperativistas!

Continuar a Ler

PORTUENSE CO-ORGANIZA XI MANIFESTA

  • set 7, 2016

A nossa Cooperativa irá ser co-organizadora da XI MANIFESTA - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, juntamente com a Associação ANIMAR, o Município de Gaia e parceiros.

A apresentação desta, que irá ser a XI edição deste evento nacional da Associação ANIMAR, decorreu durante a AGROSEMANA, e foi feita pelo novo presidente da ANIMAR, Marco Domingues.

A XI MANIFESTA decorrerá em Vila Nova de Gaia, no zona do Cais de Gaia, durante os dias 10 a 12 de Novembro, com o mote "Desenvolvimento na Diversidade"

Continuar a Ler

RECEBEMOS A VISITA DA DIRECTORA DA "INTERNATIONAL SUMMIT OF COOPERATIVES"

  • set 6, 2016

A nosso convite, e da Uninorte, esteve no Porto, de 1 a 4 de Setembro, a Directora da "International Summit of Cooperatives", o mais importante evento mundial cooperativo que junta mais de 3500 delegados, a canadiana Joanne Lechasseur, do grupo cooperativo Desjardins. Esteve connosco presente na AGROSEMANA, onde fez a divulgação deste importante evento que irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de Outubro, no Québec, Canada.

No decurso desta importante visita, tivemos a oportunidade de lhe mostrar a nossa realidade, a importância do cooperativismo em Portugal no passado, presente e futuro.

Visitamos com ela diversas cooperativas do Porto e Norte, de vários ramos, destacando-se como é óbvio todos as cooperativas agrícolas presentes na AGROSEMANA, mas também as de solidariedade social, como a nossa, as culturais, de crédito, de consumo, de ensino.

A ela, o nosso agradecimento pela disponibilidade de cá vir e de, no decurso da visita, ter anunciado que este ano, será a nossa cooperante Liliana Silva quem irá no Canadá, no decurso da Summit, apresentar as conclusões do programa “Young Leaders”, que valoriza a iniciativa das mulheres na construção de soluções cooperativas. Um enorme orgulho para a nossa Cooperativa! Nunca Portugal teve esta honra, e este é o sinal de que o nosso trabalho cá é já conhecido e reconhecido lá fora.

Saudações cooperativistas!

 

Continuar a Ler

PORTUENSE PARTICIPOU NA AGROSEMANA

  • set 6, 2016

Estivemos presentes na Agrosemana, evento que decorreu no espaço Agros na Póvoa de Varzim, de 1 a 4 de Setembro, com um stand integrado pelos nossos parceiros Uninorte e Animar.

Também contamos com a presença da nossa convidada Joanne Lechasseur, directora da Summit Internacional das Cooperativas que irá decorrer este ano de 11 a 13 de Outubro no Québec, Canada.

Recebemos a visita de diversas entidades e individualidades, nacionais e internacionais, dirigentes cooperativos e associativos, das quais destacamos o sr. Ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

O nosso agradecimento à AGROS - União de Cooperativas de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, U.C.R.L pela forma simpática e generosa como fomos recebidos e tratados nestes 4 dias. Os nossos parabéns à  sua Direcção, pelo excelente exemplo do saber fazer bem feito que dão a todo o país.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

NOVA TABELA DE PREÇOS ENTROU EM VIGOR

  • ago 2, 2016

Informamos os nossos estimados associados e utentes da nossa CLÍNICA MÉDICA que entrou em vigor, desde o dia 1 de Agosto de 2016, a NOVA TABELA DE PREÇOS. Podem consultá-la e esclarecer qualquer dúvida ao balcão da nossa clínica.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS ENCERRAM PARA FÉRIAS DE 1 A 14 DE AGOSTO

  • ago 2, 2016

Informamos os nossos estimados associados que os nossos SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, na Rua do Paraíso 217, 1º andar, Porto, estarão encerrados de 1 a 14 de AGOSTO, devido a férias. Agradecemos a V/ compreensão.

NOTA
A CLÍNICA MÉDICA PORTUENSE COOP, na Rua de Camões nº 566-568, Porto, NÃO IRÁ ENCERRAR, neste mesmo período, pelo que, qualquer assunto pode ser esclarecido ou encaminhado ao balcão da mesma.

Saudações cooperativistas!

Continuar a Ler

PORTUENSE LANÇA NOVO PROJECTO EAST

  • jul 25, 2016

De novo a Povo Portuense renasce das cinzas. E procura uma vez mais, construir o Homem Novo, forte, livre, integralmente dedicado à sua formação e do meio que o cerca.

Este projecto será um dos troncos do renascido Instituto Anthero de Quental (IAQ) que depois de se ter integrado na Povo Portuense em 1900, volta agora à vida, actualizados e renovados os combates que irá travar, pugnará pela formação, cidadania e participação, do cooperativismo e da economia social em Portugal.

Na EAST - Escola de Artes e Saberes Tradicionais, buscamos a tradição, o que é nosso, dos nossos. As raízes profundas que não gelam do nosso Tolkien e que nos motivam e nos acompanham desde 1893. Música, Canto, Dança, Pintura, Informática, Fotografia, Formação, aqui poderemos encontrar algo para todos, dos 6 aos 106.

Aparece, participa, instrui-te, só assim serás LIVRE!

Continuar a Ler

ELEIÇÕES NA ANIMAR

  • jul 18, 2016

Estivemos presentes na Assembleia Geral da ANIMAR, que decorreu no passado dia 16 em Coimbra, onde duas listas se candidatavam às eleições. Saudamos a coragem da ATLAS, que a expensas próprias empreendeu o caminho de repor a legalidade e tornar possível a mudança. Parabéns Manuel!

O novo presidente, o Marco Domingues da ECO GERMINAR de Castelo Branco, carrega agora a esperança e a necessidade de repor rumos e tornar efectivamente a ANIMAR a Rede das Redes.

A todos os candidatos e candidaturas, os nossos votos fraterno e amigos. À equipa vencedora os votos de sucesso e os desejos de mudança da POVO PORTUENSE.

Fotografia: Marcelo de Andrade/Diário 560

Continuar a Ler

VISITA DO PRESIDENTE DA OCB/RN A PORTUGAL

  • jul 12, 2016

Foi com muita satisfação que recebemos cá a visita do presidente da OCB do grande estado do Rio Grande do Norte, Brasil, Sr Dr. Roberto Coelho.


Durante os dias em que esteve em Portugal, a delegação brasileira foi apoiada por uma delegação da UNINORTE, na qual a CSSPP se integrou, e procedeu a diversas visitas a cooperativas, de frutas, vinhos, frutos secos e azeite, bem assim como de solidariedade social e de energia.


Os laços, neste que é o ano da intercooperação, foram frutuosos e em Setembro estaremos aptos a poder chegar a desenvolvimentos úteis, interessantes e importantes para os cooperadores e beneficiários da Povo Portuense.

Continuar a Ler

PORTUENSE JÁ É MEMBRO DA REDE RURAL NACIONAL

  • jun 22, 2016

Já somos oficialmente, o mais novo Membro da Rede Rural Nacional.

A Rede Rural Nacional (RRN) http://www.rederural.pt/index.php/pt/homepage é uma estrutura de ligação entre agentes com papel activo no desenvolvimento rural, que querem partilhar as suas experiências e conhecimentos, melhorar o desempenho e obter melhores resultados.

Assim, depois das parcerias que fizemos com a PROVE, a COOPERATIVA FRUTA FEIA, a AGROBIO, integramos esta rede nacional e prosseguimos rumo ao nosso objectivo de virmos a ser a COOPERATIVA URBANA mais "RURAL" deste país.

Saudações Cooperativas!!!

Continuar a Ler

DEBATEU-SE A GUERRA NA SÍRIA NA PRIMEIRA PESSOA

  • jun 21, 2016

A nossa Cooperativa recebeu na nossa Sala dos Fundadores, uma Mesa Redonda subordinada ao tema "A guerra na Síria e a experiência política de Rojava". A oradora convidada, Sinam Mohamad é a representante na Europa da Administração Democrática de Rojava, o governo autoproclamado do norte Kurdo da Siria.

A sala encheu por completo e tivemos inclusive grupos de participantes que vieram de Lisboa de propósito, dada a importância do tema e a relevância da oradora convidada. Podem consultar o video do evento na nossa página de facebook: https://www.facebook.com/CasaDoPovoPortuense/

Este foi um evento organizado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade de Letras do Porto, e pela AEFLUP, e contou com o apoio da Universidade do Porto e da Cooperativa do Povo Portuense.

Continuar a Ler

ASSINADO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A AGROBIO E A PORTUENSE

  • jun 16, 2016

A Cooperativa do Povo Portuense e a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica acordam entre si promover o consumo de Produtos de Agricultura Biológica como forma de contribuir para a saúde das pessoas e criar situações de informação ou experimentação que possam desenvolver na população o interesse pela Agricultura Biológica como forma de promover e defender a saúde humana e do ambiente e a gestão sustentável do território.

Nesse âmbito, irá iniciar-se já no próximo dia 20 de Junho, na Cooperativa do Povo Portuense, um CURSO de MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO, 50 horas, pós laboral. Mais informações em formacao2@agrobio.pt

Continuar a Ler

PORTUGAL ECONOMIA SOCIAL

  • mai 23, 2016

Decorreu entre os dias 19 e 21 de Maio, em Lisboa, na FIL, o Encontro do Empreendedorismo e Inovação Social - "Portugal Economia Social". Estivemos presentes no stand da ANIMAR e estabelecemos bons contactos com diversas instituições do terceiro sector, com vista a futuras parcerias. O Futuro é Cooperativo.

Continuar a Ler

COOP 560 E REAL VIDA SEGUROS ASSUMEM PARCERIA

  • mai 20, 2016

Sexta-feira, 8 de Abril, ficará na história da Coop 560, da Real Vida Seguros e do Cooperativismo em Portugal, com a assinatura de protocolo que une as entidades em iniciativa ímpar no país.
Manuel Solla e Paulo Jorge Teixeira, pela Coop 560, e Joaquim Branco, em nome da Real Vida Seguros, assinaram o documento.

O presente protocolo permite oferecer, aos beneficiários das instituições que fazem a Coop 560, condições especiais na aquisição de produtos da Real Vida Seguros, sendo que esta parceria conta já com a participação de 6 Mediadores de seguros certificados, três dos quais são cooperadores da Cooperativa do Povo Portuense.


Oportunamente, serão revelados mais dados da parceria e os produtos que materializam este acordo.

https://www.realvidaseguros.pt/noticias/a-real-vida-seguros-assina-protocolo-com-a-coop-560 

Continuar a Ler

EMBAIXADOR DO SENEGAL EM PORTUGAL VISITOU A PORTUENSE

  • mai 20, 2016

Recebemos a visita, no passado dia 18 de Maio, do Sr. Embaixador do Senegal em Portugal, Sheik Amadou Tidiane N’Doye e do Cônsul Honorário no Porto, Manuel Solla, que é nosso sócio cooperante e também presidente da ATLAS - Cooperativa Cultural, CRL. Na ocasião, a comitiva senegalesa tomou conhecimento da História e actividades da nossa Cooperativa, tendo visitado a Clínica Médica da Rua de Camões. De referir que está já em vigor o protocolo entre a nossa instituição e a República do Senegal, que permite aos cidadãos senegaleses, a viver e a trabalhar em Portugal, o acesso aos serviços médicos das nossas clínicas, nas mesmas condições dadas aos nossos sócios.

Continuar a Ler

COOPERATIVA DO POVO PORTUENSE APOIA COOPERATIVA FRUTA FEIA

  • mai 11, 2016

Iniciou-se hoje, dia 11 de Maio, a distribuição de cabazes do projecto da cooperativa de consumo Fruta Feia, no Porto.

A Cooperativa do Povo Portuense cede as suas instalações e apoia este projecto contra o desperdício alimentar, que canaliza dos agricultores aos consumidores os fruto hortícolas rejeitados devido à aparência.

Semanalmente, às quartas feiras, serão distribuídos centenas de cabazes pelos sócios consumidores inscritos neste projecto cooperativo, podendo os mesmo ser levantados na Rua do Paraíso 217, Porto, entre as 17h e as 21h.

O Futuro é Cooperativo.

mais informações sobre este projecto: http://frutafeia.pt/…/destaca…/quem-come-fruta-feia-no-porto

Continuar a Ler

Portuense em Seminário na Universidade Católica de Braga

  • mai 4, 2016

No passado dia 2 de Maio, a Cooperativa do Povo Portuense esteve presente e foi orador o nosso presidente, Paulo Jorge Teixeira, no Seminário "Os Pilares da Sustentabilidade e a importância da Economia Social".

O evento decorreu na Universidade Católica, polo de Braga, tendo sido organizado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. Neste seminário estiveram presentes diversos representantes de entidades universititárias, nacionais e internacionais, de organizações da área social e da política nacional e municipal.

A palestra de Paulo Jorge Teixeira versou sobre o tema "Economia Social e responsabilidade ambiental: ponto de situação para uma situação sem ponto"

(fotografia de Marline Apolinário Gonçalves)

Continuar a Ler