Eventos

Eventos

PROJECTO AGROSMARTCOOP

  • dez 9, 2016

Como membro que somos da Uninorte, estivemos presentes nesta importante reunião transnacional, com cooperativas espanholas e francesas, que decorreu em Vila Real, na UTAD - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

Continuar a Ler

CONCERTO 3 CULTURAS 3 FOI UM SUCESSO

  • nov 30, 2016

Decorreu no Convento Corpus Christi, V.N.Gaia, o tão aguardado espectáculo 3Culturas3 de Paco Diez. Foi um excelente momento que juntou dança, canto, música tradicional...

Sala cheia, para aquele foi o primeiro espectáculo no Porto da jovem Cooperativa Culturdouro, em parceria com a Animar e a Cooperativa do Povo Portuense.

O nosso agradecimento à Câmara Municipal de Gaia, a todos os que colaboraram e estiveram presentes.

Que o Futuro seja Cooperativo também para a Cultura.

Continuar a Ler

RENASCE O INSTITUTO ANTHERO DE QUENTAL

  • nov 30, 2016

No dia 12 de Novembro decorreu a Formação em Associativismo por Sérgio Pratas.

Uma co-organização do Instituto Anthero de Quental, Animar e Cooperativa do Povo Portuense, no âmbito da MANIFESTA 2016, no Convento Corpus Christi, em V.N.Gaia.

Continuar a Ler

JANTAR / DEBATE CÓDIGO COOPERATIVO

  • nov 29, 2016

Decorreu no dia 10 de Novembro à noite o jantar debate sobre o Código Cooperativo. Este evento, integrado na programação da MANIFESTA 2016, contou com a presença de vários deputados dos principais partidos presentes na Assembleia da República, do PS, PSD, BE e CDS, de autarcas e dirigentes cooperativos. Foi uma muito interessante troca de argumentos e experiências, de quem há muitos anos vive o cooperativismo por dentro, e sente melhor do que ninguém o que as mudanças, recentemente ocorridas ao código cooperativo, trouxeram de positivo e negativo. A defesa dos centenários princípios cooperativos contra a tentativa forçada de mudar a forma como um importante sector da economia nacional se regeu durante tanto tempo, atropelando a constituição portuguesa. Unanimemente, todos concordaram que debates destes são importantes, esclarecedores e enriquecedores. Venham mais debates, que o Futuro, esse, será Cooperativo. Saudações cooperatIvistas e o nosso agradecimento a todos os presentes, e aos ausentes, que nos endereçaram mensagens de apoio pela iniciativa e oportunidade de se debater o cooperativisno nesta MANIFESTA 2016.

Continuar a Ler

DIA DAS COOPERATIVAS NA MANIFESTA 2016

  • nov 29, 2016

No dia 10 de Novembro, no âmbito da MANIFESTA 2016, o dia foi dedicado às COOPERATIVAS. Debate, visitas a Cooperativas (Cercigaia, Agros, Coop. Agrícola de Vila do Conde, Coop Pedreiros) e à noite um jantar debate.

O Futuro é Cooperativo.

Continuar a Ler

Ciclo de Cine-Debate: Guerra Civil Espanhola

  • jul 2, 2015

Ciclo de Cine-Debate: Guerra Civil Espanhola, dia 15 de Julho e dia 22 de Julho pelas 21 horas na sede da Cooperativa do Povo Portuense.

A Guerra Civil Espanhola, manchada por divisões fratricidas: uma guerra que opôs duas Espanhas, que despertou a atenção internacional nos anos de ascensão do Fascismo. Que que mobilizou e galvanizou as esquerdas e as direitas mundiais que fizeram desta guerra o seu próprio combate. De um lado, tínhamos a Espanha dos generais, do clero, dos grandes proprietários, do outro os operários da indústria, mineiros (com o seu centro nas Astúrias) e trabalhadores agrícolas cada vez mais politizados e organizados autonomamente, sob a influência de um partido socialista (PSOE) que abandonava as tendências reformistas e um sindicato anarco-sindicalista (CNT) cada vez mais reivindicativo e numeroso.

Prenúncio de um conflito mundial que não tardaria a eclodir, a Guerra Civil foi ao mesmo tempo um período onde existiram novas experiencias de formas de vida e de organização alternativas. Registam-se movimentos de emancipação feminina através da educação, cidades autogestionadas na totalidade, desde o planeamento urbano até as fabricas e serviços – como a cidade Barcelona entre 1936-1939 –, propriedades agrícolas comunitárias, experiências cooperativas e inclusivamente uma indústria cinematográfica.

É precisamente sobre essas experiências que este ciclo de cinema se procura debruçar. Numa altura em que tanto se fala de “alternativas”, e se questiona a sociedade civil sobre a viabilidade ou não destas, a Cooperativa Povo Portuense procura trazer assim à cidade um espaço de discussão e diálogo crítico.

Continuar a Ler

Biblioteca Social

  • nov 3, 2014

Tem livros que já ocupam demasiado espaço e já lhe deram todo o seu saber? Gostava de partilhar com outros obras que o marcaram? Quer contribuir para um projeto social que visa levar “magia” a todos?

Ficção, romance, técnicos, banda desenhada, história, infantis… todos os livros são muito bem-vindos, serão acolhidos com o mesmo carinho e interesse.

Somos muitos a agradecer o seu contributo, que poderá ser feito nas nossas instalações.

Até 15 de Dezembro, colabore! Participe. Divulgue!

Por favor entregar os livros na morada infra (09:00 - 12:30 e das 14:30 – 18:00) ou então envie email para comunicacao@povoportuense.pt e teremos todo o gosto em agendar a recolha.

Continuar a Ler

S. Tomé e Príncipe na C.P.P

  • out 31, 2014

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO POVO PORTUENSE


A Cooperativa do Povo Portuense continua a ser cada vez mais requisitada pela sociedade civil e sábado, 08 de novembro, vai receber o “São Tomé e Príncipe no Porto”, uma iniciativa cultural e informativa que vai decorrer no nosso auditório.

O programa principia às 15:30 com uma conferência/debate com a escritora santomense Goretti Pina, autora das obras “No día de S. Lourenço” e “Viagem”.

Um hora depois (16:30), decorre uma sessão informativa com o Gabinete de Mediação Imigrante, com a presença de Susana Loureiro, a AtlasCoop: a ideia é prestar esclarecimentos de como os imigrantes podem defender os seus direitos, usando a mediação de conflitos como solução.

Às 17:30, o Grupo de Danças e Cantares da AESTP – Porto encerra o evento, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Mediação Imigrante da Atlas e da Associação Intercultural Luso–Santomense do Porto, com o apoio da Cooperativa do Povo Portuense.

Continuar a Ler

Vacinação contra Gripe

  • out 6, 2014

Segundo a DGS, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a:

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade);

Grávidas;
Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (em lares de idosos, por exemplo).
A vacina recomenda-se, ainda, às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.
A vacina pode ser administrada durante todo o outono e inverno, mas, de preferência, até ao fim de 2014.

A gripe é uma doença contagiosa que, na maioria das situações, se cura espontaneamente.

A vacinação é a melhor prevenção sobretudo em relação às complicações graves da doença.

Continuar a Ler

Saúde nos Jardins

  • out 3, 2014

Durante uma semana, largas centenas de portugueses tiveram a oportunidade de, GRATUITAMENTE, aceder a rastreios básicos de saúde.
A ação promovida pela Cooperativa do Povo Portuense, União de Freguesias do Centro Histórico e Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP) decorreu de segunda a sexta-feira em pontos emblemáticos da cidade, com o objetivo de “promover a saúde e educar para a saúde”.
As ações foram realizadas das 10:30 às 17:30 junto à igreja de Santo Ildefonso, na praça da Ribeira (cubo), no jardim da Cordoaria, na Avenida de França, junto ao metro, e na Praça República.

Continuar a Ler